Se você já se sentiu ineficiente, invisível ou incompreensível, há uma boa chance de realmente não ser nenhuma dessas coisas. Esses sentimentos podem, na verdade, ter sido o resultado de uma falta de consciência que todos parecemos ter sobre a maneira como nossas palavras, ações e até nossa mera existência afetam outras pessoas: subestimamos o impacto de nossa presença sobre os outros porque nos sentimos invisíveis.
Em Você tem mais influência do que imagina, a psicóloga social Vanessa Bohns baseia-se em sua pesquisa inédita para ilustrar por que falhamos em reconhecer a nossa influência e como essa falta de consciência pode nos levar a perder oportunidades ou acidentalmente fazer mau uso do nosso poder.
Seja participando de uma reunião, compartilhando uma postagem on-line ou reunindo coragem para pedir um favor, muitas vezes presumimos que nossas ações, sugestões e solicitações serão simplesmente ignoradas ou rejeitadas. Bohns consegue demonstrar que sim: as pessoas nos veem, nos ouvem e concordam em fazer coisas por nós muito mais do que imaginamos — para o bem e para o mal.
O livro oferece estratégias baseadas na ciência para observar o efeito que temos sobre os outros, reconsiderar nosso medo de rejeição e até mesmo, às vezes, recuar para usar menos nossa influência. É um chamado para parar de procurar maneiras de obter influência que você não tem e começar a reconhecer a influência que você não percebe que já tem.