Viver, voar e sonhar reúne uma coletânea de poemas, contos e pontos de vista acerca da realidade sob um viés particular. Expressa, sobretudo, as facetas dos sentimentos e de fatos cotidianos tecidos, por vezes, sob um viés poético e profundo.
Ao mesmo tempo, o autor incorpora em alguns de seus escritos um tom de ironia com uma pitada de sarcasmos, afirmações ou autoafirmações de determinadas perspectivas.
A obra, como um todo, é um misto de romantismo e realismo, ao passo em que há poemas extremamente românticos recheados de sentimentalismo, perfeição, paixão e doçura. Há outros permeados de uma acidez sarcástica e agressiva, por assim dizer. O eu-lírico pode ser retratado por paradoxos ou inconstâncias em partes como: egocêntrico e altruísta; fraternal e egoísta; vulgar e inocente.
Por isso a obra requer uma leitura crítica reflexiva. A temática é variada, fala de perdas, mortes, acidentes, política, paixão, sexo, amores e família. Observa-se uma grande influência filosófica de autores como Sartre, Nietzsche e Schopenhauer, pois os excertos trafegam por uma veia existencialista, antimoralista e totalmente desapegada das convenções sociais da sociedade atual. É um convite aos amantes da boa leitura e da poesia da vida real.