Em linguagem ousada, o livro apresenta relatos vividos pelo autor ao longo de quase uma década de gestão pública contemporânea. São apresentados princípios, conceitos e fartos exemplos concretos vivenciados na busca e implantação dos elementos republicanos que devem compor a Administração Pública, com notado destaque para o respeito à legalidade, à impessoalidade e à moralidade dos quais muitas vezes carece o trato com a coisa pública.
O leitor vai visualizar cenas surpreendentes e a aplicação de teorias consagradas na administração, enquanto passeia por exemplos de rara inovação e controle nos entes estatais.
Aos gestores, públicos ou não, quer administradores, economistas, engenheiros, advogados ou outros, debater gestão, tendo como base exemplos reais e farta teoria, certamente permitirá desenvolver excelente discussão sobre a viabilidade de se aprimorar o serviço público rumo à moralidade administrativa.
Em cursos de administração ou gestão nas áreas pública ou privada, a utilização das situações e elementos apresentados, por certo trará à baila a abordagem estratégica desenhada no organograma de gestão proposto pelo livro, onde são expostos mecanismos de marketing, administração de recursos humanos e controle, dentre outros, no anseio de obter uma prestação de serviços mais eficiente para os cidadãos.