Este livro é fruto de quase três décadas de estudos e pesquisas em educação em uma perspectiva socio-histórica. Ao longo dessas décadas, temos nos dedicado a estudar e dialogar com os postulados de Lev Vigotski por entendermos que este autor, que muito precocemente faleceu, deixou um legado para a educação que ainda não demos conta de ler e sequer entender em profundidade.
Nesse ano (2019), em que o GEPEI – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Inclusão completa uma década de pesquisa voltada à área da Educação Especial em uma perspectiva inclusiva, optamos por produzir uma obra que dialogasse essencialmente com aquele que tem sido o pilar de praticamente todos os estudos que temos orientado no mestrado, doutorado e pós-doutorado, além de ser o mentor intelectual que tem guiado nossa/minha prática docente.
O convite é para um livro que também seja uma homenagem àquele que deixou uma obra tão importante que merece/precisa ser lida, discutida, debatida, aprendida, ensinada, reverberada… Que este livro seja mais uma contribuição ao estudo da obra do teórico bielorrusso que transformou o modo como significamos o mundo e o outro que está ao nosso lado.