Vidas em Chamas relata a saga de uma família de afrodescendentes, desde sua origem em uma fazenda de escravos até sua vida no Brasil pós-ditadura. Baseada em fatos, descreve a luta de uma família, enfrentando preconceitos, doenças, dificuldades econômicas e tragédias, tendo como pano de fundo grandes episódios da história do Brasil, desde a abolição da escravatura até o restabelecimento da democracia, com o fim da ditadura militar. Estão ali os anos do governo Vargas, a crise do café, a revolução cultural dos anos 1960, os hippies, o golpe de 64, as perseguições políticas, o surgimento do feminismo, todos narrados pela ótica de uma jovem adolescente. Mas é, também, o relato do grande amor que sustenta a família por gerações.
A história gira em torno de Natali, uma jovem que, aos onze anos, sofre queimaduras de terceiro grau em quase todo o corpo, vítima de um incêndio no circo. Amparada pelo amor familiar, ela sobrevive, supera suas cicatrizes e o trauma do acidente, encarando corajosamente a vida.
Ao seu lado, estão sempre seus pais. Porém, já adulta, Natali descobre que há um grande segredo encobrindo seu nascimento. Um segredo cujas consequências ela terá de enfrentar sozinha.