Por que, você leitor, se interessaria por uma coletânea de ensaios sobre psicologia junguiana e mitologia? O que ganharia com isso? Hermes, o deus grego, está lhe piscando para que aceite este convite. Reparou? Eu acatei esse chamado e viajei na riqueza de símbolos do universo dos mitos gregos,promovendo um casamento entre as imagens e a psicologia que vivo na minha clínica.
Este livro traz mais de 15 anos de reflexões a respeito da psique e da prática clínica a partir da perspectiva junguiana. C.G. Jung sempre despertou em mim uma enorme admiração por sua curiosidade em relação ao humano e por sua escuta atenta ao que parecia sem sentido. A forma como fez ciência, observando os fenômenos e traduzindo sua percepção em conceitos e imagens com sensibilidade e arte, aproximou-me do mistério que é a vida humana. E depois vieram James Hillman, Alice Miller, Joseph Campbell, James Hollis, Karl Kerényi, Walter Otto, Homero e tantos outros.
É com muito prazer e enorme alegria que compartilho com você, leitor, minhas ideias, meus pensamentos e sentimentos aqui reunidos. Como diz o poeta Arnaldo Antunes, o seu olhar melhora o meu. Conto com você. Usufrua!