A Bahia se destaca nacionalmente na produção de gemas naturais, com produção de qualidade reconhecida internacionalmente.
O quartzo é um dos minerais mais abundantes na Terra. É utilizado em grande escala na produção de joias, devido à sua diversidade natural de cores e boa resposta aos tratamentos para melhoria de sua cor. Dentre as variedades gemológicas do quartzo encontradas na Bahia, tem destaque para o quartzo hialino, quartzo rutilado, ametista, ametrino, citrino, quartzo fumê, quartzo rosa, quartzo verde, quartzo hematóide, entre outros.
A exploração do quartzo na Bahia tem sua história registrada nas memórias dos muitos mineradores da Chapada Diamantina, da Serra do Espinhaço e de outras regiões do Estado, que há quase um século a incorporam às suas vidas e de seus familiares.
A atividade comercial envolvendo gemas é uma das mais importantes fontes de renda de algumas comunidades locais no interior do Estado. Os processos de tratamento e beneficiamento permitem a valorização das gemas e uma ampliação na margem de lucro da economia local.
Relatado de forma envolvente, este livro tem a intenção de transmitir conhecimento científico com uma linguagem simples e descomplicada, documentar memórias enriquecedoras de parte da história da mineração na Bahia, além de aguçar o interesse para o Universo das Gemas e Minerais.