Como é ser adolescente? Quais desafios estão envolvidos nessa etapa da vida? Estão os jovens preparados para enfrentá-los? Foi refletindo sobre questões dessa natureza que a autora escreveu a obra Vamos conversar? Cartas aos Jovens, convidando-os a experimentarem uma jornada reflexiva sobre a fase em que se encontram, bem como sobre alguns desafios do mundo contemporâneo.
E por que cartas? Para dar um caráter pessoal às conversas com os jovens e, à medida que as lessem, eles pudessem manter um diálogo com a autora, mesmo que não presencial. A escrita das cartas em tom pessoal trata de temas relevantes para o futuro da juventude, tais como: as transformações físicas e emocionais da adolescência, as mudanças climáticas, os impactos da inteligência artificial, o respeito à diversidade, dentre outros.
Embora seja um texto voltado a leitores jovens, com certeza é um material que poderá ser utilizado por professores e educadores, de modo a promover discussões sobre os diferentes temas abordados e instigar a reflexão e o pensamento crítico. Pode ser uma leitura útil e bem-vinda a pais e mães de adolescentes, ao facilitar o diálogo entre eles sobre questões pertinentes a esse período da vida.