Experiência do usuário vem do inglês "user experience" (acrônimo UX), e diz respeito a como as pessoas se sentem ao usar um produto ou serviço, física ou digitalmente.
Experiências são dinâmicas, complexas e subjetivas (HARTSON; PYLA, 2019). Apesar da subjetividade, experiências são projetadas por alguém que pensou e desenhou essa interação. Projetar a experiência do usuário é buscar maneiras de tornar essa experiência produtiva, gratificante e até mesmo prazerosa.
Este livro propõe o design da experiência do usuário como forma de alcançar uma abordagem centrada no cidadão para o desenvolvimento de sites de governo digital. Quando aplicamos essa lógica a serviços e portais de governo digital, eles têm potencial de gerar maior engajamento do cidadão e participação no ciclo de governança. Como meios de comunicação pública, esses serviços devem ser construídos por equipes multidisciplinares.
O livro se divide em quatro partes, apresentando os conceitos de governo digital e UX Design, ferramentas para análise de maturidade e competência das equipes, trazendo exemplos de governo digital e propondo estruturas e metodologias para aplicação do design da experiência do cidadão ou usuário. A leitura é recomendada para estudantes, pesquisadores, profissionais e gestores que se interessam pelos temas de comunicação pública, governo digital e UX Design, e para todos que queiram implementar ou aprimorar o uso do UX Design em seus projetos.