Desde o nascimento até a morte, na saúde e na doença, ao longo da história e em nosso possível futuro, Útero: a história de onde tudo começou, da parteira e escritora Leah Hazard, é uma pesquisa inovadora sobre o mais milagroso e incompreendido órgão do corpo humano: o útero.
Reunindo história da medicina, descobertas científicas e exploração jornalística, a autora embarca em uma jornada em busca de respostas sobre a parte do corpo humano de onde todos nós viemos. Os leitores serão apresentados a uma análise abrangente e bastante acessível sobre os preconceitos e pressupostos culturais que fizeram do útero um tema tão mal compreendido durante séculos, além de aprender sobre diversos temas e elementos do universo uterino, dos mais tradicionais aos mais alternativos – profissionais da obstetrícia e doulas, chás e vaporizações vaginais, legislações, investigações originais, indústia do bem-estar uterino e muito mais.
Com uma linguagem afetuosa e bem-humorada, Hazard aborda questões urgentes, como: O útero está conectado ao cérebro? As histerectomias afetam o prazer sexual? Por que a endometriose demora tanto para ser diagnosticada? Como a terapia hormonal de afirmação de gênero afeta o útero? Por que o racismo médico tem influência direta na saúde reprodutiva?
Um livro que propõe um novo olhar sobre um órgão que nos traz, ao mesmo tempo, dor e prazer. Uma pequena parte de nossos corpos com um impacto muito maior do que jamais pensamos ser possível.