Ushuaia é uma cidade localizada no extremo sul da Argentina, na Província da Terra do Fogo, a cerca de 3 mil km de Buenos Aires, e é considerada a cidade mais austral do mundo.
Para alcançá-la é necessário cruzar toda a Patagônia, conhecida por seus ventos fortíssimos – e isso não é exagero, como veremos neste livro. Depois, é preciso entrar em território chileno, cruzar por balsa o Estreito de Magalhães, retornando novamente ao território argentino.
Se não bastassem os fortes ventos que vêm em rajadas e a temperatura que vai baixando significativamente à medida que nos aproximamos do polo sul, tem-se ainda que percorrer cerca de 125 km em estradas de rípio que, se para os motoristas representa muita poeira e desconforto, para os motociclistas transforma em muito críticas as condições de pilotagem.
Mas este livro não é só a narrativa de uma viagem de moto.
Ao se passar horas a fio no "silêncio do capacete", acaba-se fazendo outra viagem pelo subconsciente, onde residem sensações e emoções, onde afloram medos e experiências vividas no passado e no presente.
Ao navegar por essas duas viagens, caberá a você, leitor, fazer a transição entre o real e o imaginário.
Venha na garupa...