As instituições brasileiras não estão mais a serviço da sociedade nem da construção do futuro da nação, estão apenas a serviço de si próprias. Nesse sentido, elas se corromperam.
Como transmutar as nossas instituições de modo construtivo, evitando rupturas que possam levar a derramamento de sangue? As rotas conhecidas já não nos servem, e caminhos inéditos ainda estão por ser desbravados.
Uma Nova Utopia para o Brasil: Três guias para sairmos do caos apresenta três 'utopias práticas', como caminhos para buscar tirar o Brasil do atoleiro em que se encontra:
— A implantação da Democracia Direta por meio de um partido político 'cavalo de Tróia', para se romper o monopólio do sistema político-partidário;
— Uma Constituinte dos Cidadãos (não dos políticos!), inspirada em uma constituinte havida em 2010-11 na Islândia, para o dia em que sejam retomadas as jornadas de junho de 2013, de modo a que seja a bandeira unificadora que nos faltou naquela ocasião; e
— Grupos de Diálogo, para engajamento da sociedade em um esforço coletivo de investigação e elucidação das raízes (que são de fundo cultural) para os conflitos no país.
Para além de uma contribuição à reflexão, o livro é um convite ao engajamento de todos em um processo coletivo para encontrar e abrir as saídas quer poderão levar o país, rico por natureza, a se converter também em um país decente e digno para todos os seus filhos."