A história de Iracema, uma jovem cheia de sonhos de infância que ficaram esquecidos na memória, e foram substituídos por uma rotina enfadonha e cansativa na busca de realizar alguns objetivos que traçou para sua vida!
Independente e com enorme vontade de vencer, ela tem o objetivo de ser um exemplo para seu povo: sendo prova real, de que é possível vencer a pobreza e o abandono do estado através da dedicação ao estudo e ao trabalho!
Iracema, carrega no coração a esperança de estabelecer uma ideologia para o povo com base na importância da origem de cada um, na história, na família, nos dons, nos sonhos e na busca constante por melhores condições para viver. Ela acredita que só assim é possível acessar os elementos essenciais para encontrar a paz e a felicidade.
A história de Iracema busca passar a mensagem de que apesar de traçarmos caminhos que entendemos coerentes e sensatos para o alcance de um objetivo, sempre estaremos sujeitos ao inesperado. Entretanto, essa parte não calculada da trajetória traçada pode ser apenas mecanismos do invisível para a viabilidade dos objetivos e o alcance da vitória, demonstrando, sobretudo, que iniciar é caminhar no escuro, quando só a esperança consegue enxergar o caminho que leva a luz!