Se essa obra, como outras coletâneas em educação, reúne textos variados sobre um determinado tema, o que a torna ímpar, no cenário editorial brasileiro voltado para à divulgação de estudos sobre as deficiências, é seu eixo condutor. Sua organicidade está no que ela oferece em termos de análise da deficiência considerada como diferença, com base nos processos históricos e culturais que produziram, e produzem, formas de inclusão/exclusão.
Os autores discutem o modo como os diferentes vêm sendo tratados através dos tempos, demonstrando que, longe de representar um acúmulo natural de experiências destituídas de intencionalidades, a trajetória de tais relações foi, em grande parte, de fomento à segregação.
É pretensão dos autores desse livro contribuir para o debate dessas questões, tanto com capítulos mais teóricos – em que analisam o desenvolvimento da educação especial, a (des)institucionalização do diferente e sua inserção no mercado de trabalho –, como apresentando pesquisas de caráter mais empírico, relacionadas à sexualidade e à deficiência, e às experiências dos adultos com crianças não visuais.
Baseado em texto do Prof. Dr. José Geraldo Silveira Bueno - Papirus Editora