A história não contada de como a Primeira Guerra Mundial moldou a vida, a fé e as obras de J.R.R. Tolkien e C.S. Lewis.
Não houvesse uma Grande Guerra, obras como O Hobbit, O Senhor dos Anéis, Nárnia e, quem sabe, mesmo a conversão de C.S. Lewis ao cristianismo não existiriam.
A Primeira Guerra Mundial arrasou todo um continente, levando muitos ao fim da inocência e da fé. Contudo, diferentemente de uma geração inteira de escritores que perdeu sua fé no Deus da Bíblia, J.R.R. Tolkien e C.S. Lewis descobriram que a Grande Guerra aprofundou sua própria busca espiritual. Ambos serviram como soldados no Front Ocidental, sobreviveram às trincheiras, e usaram a experiência do conflito como catalisador para a imaginação cristã.
Tolkien e Lewis criaram histórias épicas, infundidas com temas de culpa e graça, angústia e consolo. Oferecendo uma visão evidentemente cristã de esperança em um mundo torturado por dúvida e desilusão, os dois escritores produziram obras que mudaram a história da literatura e moldaram a fé de milhões. Esse é o primeiro livro a explorar suas obras à luz da crise espiritual iniciada pela guerra.