Este livro apresenta um diagnóstico da educação brasileira feito a partir de poucos indicadores, mas suficientes para analisar de forma completa o nosso sistema educacional.
O diagnóstico toma como referência, entre outras, a realidade educacional de outros países, bem como a evolução dos nossos indicadores escolares ao longo de várias décadas.
São apresentadas, também, algumas análises da relação entre o sistema educacional e outras características da realidade brasileira, entre elas a concentração de renda, as possibilidades de desenvolvimento social, cultural e científico do país, as diferenças regionais e as possibilidades, ou não, de promovermos um aumento da produção de bens e serviços, este último fortemente dependente da existência de profissionais bem formados.
A questão do financiamento da educação pública é discutida ao longo do livro, avaliando-se as possibilidades e as vantagens – que são muitas – do aumento dos recursos públicos para o setor.
Tomando como base os diagnósticos, bem como as comparações internacionais e a do presente com o passado, aponta-se, portanto, a direção que deveríamos seguir.