Trata-se de um guia de orientação de estudos destinado a preparação de candidatos a concursos públicos na área jurídica, elaborado por um juiz federal.
Ao longo de vários anos, especialmente após a minha aprovação na magistratura federal, conversei bastante com diversas pessoas que vinham me perguntar a respeito da preparação para os concursos públicos; sobre o que eu fiz e deixei de fazer; como eu organizava meus estudos; de que forma eu estudava; que materiais de estudo eu utilizava; se eu fiz ""cursinho"" e qual ou quais; o que é bom ou ruim fazer na preparação, por onde e como começar etc.
Nesses diálogos eu compartilhava minha experiência, passava orientações, emitia opiniões, fazia ponderações e fornecia a minha visão daquilo que entendia como adequado, correto, bom, salutar, bem-sucedido, válido, útil, produtivo, bem como daquilo que eu acreditava que consistia no oposto de tais predicados e que, consequentemente, não seria recomendável adotar.
Assim, dessas incontáveis conversas informais originadas das perguntas de amigos, conhecidos, parentes, pessoas próximas, ex-colegas de trabalho e de outras carreiras, funcionários com quem trabalhei, amigos de amigos e até ""conhecidos de conhecidos"", surgiu a ideia de fazer um livro a respeito do tema.
Resolvi, então, colocá-las por escrito e sistematizá-las. Além disso, procurei tratar de todos os aspectos que envolvem a preparação do candidato, de modo que pudessem ser utilizadas e aplicadas para qualquer concurso público da área jurídica. Tudo isso de forma bem despretensiosa, sem nenhum intuito de estabelecer verdades ou afirmações peremptórias, mas tão somente de compartilhar algo que entendo que pode ser útil para as pessoas que estão nessa caminhada.
E que já se mostrou apto e eficaz para atingir o sucesso"