Esta obra discute dois grandes fenômenos sociais: turismo e religião. A realização dedeslocamentos por motivações religiosas não é recente, ao contrário, é milenar. Contudo, na contemporaneidade, viagens motivadas pela fé e busca ao sagrado recebem a designação de Turismo Religioso. Pesquisas científicas sobre este fenômeno ainda são incipientes, portanto, requerem estudos que ajudem na delimitação das bases conceituais, dando a este segmento uma identidade própria.
O livro mostra como se iniciaram as primeiras romarias a um morro natural com um complexo de grutas no sertão da Bahia, às margens do Rio São Francisco.
Transformada pela religiosidade popular em lugar sagrado, a formação rochosa que abriga a imagem, dita milagrosa, de Jesus Cristo crucificado atrai milhares de visitantes todos os anos. Romeiros se deslocam em busca de milagres, bênçãos ou para agradecimentos ao Senhor Bom Jesus, de modo que a cidade ficou popularmente conhecida como "Terra de Romaria", em uma mistura de fé, sacrifício e devoção. Este livro, então, torna-se fundamental para aqueles que desejam compreender melhor essa temática.