O livro narra a travessia marítima do autor, então com 23 anos, até o Oriente Médio, embarcado em um navio frigorífico. O objetivo: estudar no The Yoga Institute, o mais antigo centro organizado de ensino de ioga, localizado em Mumbai, Índia, onde Luiz ficou internado por seis meses. A história também cobre a pitoresca, por vezes quase fatídica, jornada que o autor fez por terra desde a Índia até a Europa e o período em que por lá permaneceu.
"Durante todos esses anos cansei de ouvir, de pessoas próximas e de estranhos com quem dividia minhas aventuras, que deveria contar tudo em um livro. Até que um gaiato, não recordo direito quem, sugeriu que eram tantas histórias que dariam para escrever três livros. Atendi à minha maneira à sugestão e produzi uma obra em três partes, um tríptico: 'A bordo de uma estrela', 'No lar de Patanjali' e 'Overland'".
A história foi resgatada a partir de um diário de viagem e de uma caderneta de notas, de um álbum de fotos "e das impressões gravadas na mente e no peito".
TRIPTIK é uma viagem inspiradora de Brandão. Com leveza e bom-humor o autor compartilha a experiência de sua busca espiritual em uma narrativa de valor para os interessados em ioga, os profissionais do mundo corporativo – onde atuou durante mais de três décadas – e a todos os que desejam obter o melhor de suas vidas.