Trilhas & Faróis é um apanhado de emoções. Resultado do olhar poético do autor, é um desfile assimétrico de suas memórias, especialmente aquelas da adolescência vivida no meio rural, onde a natureza serviu de moldura para sua narrativa.
São contos que oscilam entre a ficção e a realidade, alguns carregados de humor e ladeados por uma forte dose de ingenuidade, peculiar ao homem da caatinga. São histórias engraçadas que certamente farão o leitor sorrir.
A obra não se prende a estilos, regras ou imposições padronizadas. A poesia é simples e livre, buscando apenas a satisfação de um olhar poético, desgarrado e solto.
Trilhas & Faróis é uma síntese das visões poéticas que sempre habitaram o imaginário do autor, um suporte para seus pensamentos, muitas vezes irresponsáveis diante das normas e padrões estéticos que circundam e emolduram a poesia burocrática, limitada por convenções.
Fala de amor à vida, do respeito à natureza, da beleza que reveste a simplicidade de um olhar perdido na direção do horizonte. As memórias traduzidas nesses contos exploram o cotidiano de pessoas simples: homens e mulheres nascidos no meio rural, agrestinos cheios de esperança e fé, movidos pela crença religiosa em dias melhores.
O autor poetiza seus versos como um voto de confiança e gratidão ao Criador, Aquele que torna a criatura única, capaz de enxergar com os olhos da alma e transpor os obstáculos que o olhar físico jamais alcançaria.
A última parte do livro apresenta frases de conotação filosófica, carregadas de questionamentos sobre o existencialismo humano e suas indefinições, vistas sob a ótica de conceitos que se constroem e se destroem a cada novo olhar lançado ao tempo.