Em pleno século XV, Cristóvão Colombo e Pedro Álvares Cabral singraram águas desconhecidas e entraram para a história da humanidade como desbravadores de novas rotas e mundos! Eles mal poderiam imaginar, porém, que, na mesma época, três marujos trapalhões – Lelé, Pancada e Biruta – se aventuravam também "por mares nunca dantes navegados", na esperança de serem eles os primeiros a chegar às Índias pelo Ocidente. E chegaram! Mas não propriamente onde imaginavam. O trio dá título ao livro do ator e palhaço Alberto Magalhães, um dos fundadores da Intrépida Trupe e diretor do grupo Irmãos Brothers.
Em Três marujos perdidos no mar, o amalucado trio desembarca na América antes mesmo de Cristóvão CAlombo – quer dizer, Colombo. Estava armada a confusão! Do "Novo Mundo", Lelé, Pancada e Biruta vão parar na costa africana, onde conseguem embarcar numa carona pra lá de especial, mas irritam Vasco da Gama, e são atirados ao mar. E como a ideia deles era chegar às Índias pelo Ocidente, Cabral fica a ver navios, ou melhor, três doidos antecedendo sua chegada e descoberta naquela terra em que "se plantando, tudo dá".
A comemoração pelo feito, no entanto, durou pouco. Biruta foi feito prisioneiro por uma tribo de canibais! E agora, o que será dele? Será transformado, à brasileira, em comida? Conseguirão seus loucos amigos Lelé e Pancada salvá-lo deste destino gastronômico? Somente desbravando o divertido infantojuvenil Três marujos perdidos no mar para descobrir. Embarque já nesta histórica e louca leitura!