Mediar conflitos é uma necessidade altamente discutida e estimulada no âmbito jurídico e pouco utilizada no contexto escolar. Em tempos que a cultura do litígio prevalece, a Mediação de Conflitos se apresenta como uma das alternativas mais viáveis para resolução dos impasses com maior agilidade, baixo custo e efetividade das decisões tomadas pelas partes, vez, que comparado ao processo judicial, a mediação não precisa passar por todas as fases que o judicial impõe.
A partir dessa leitura, você também pode entender melhor a importância de usar métodos apropriados de soluções extrajudiciais de conflitos em âmbito escolar, baseados nas legislações vigentes. Além de apresentar fatores humanísticos e científicos requisitados para trabalhar os diversos métodos de construção de consensos.
Os focos do livro são o fortalecimento do poder dialogal por meio de técnicas utilizadas no Brasil e em Portugal, as políticas públicas praticadas no Brasil que permitem ao leitor compreender como se dá a resolução dos litígios fora do âmbito judicial, visando sempre evitar o enorme desgaste de um processo estendido, além de arcar com altos custos com profissionais e despesas processuais difíceis de mensurar."