A autora apresenta uma análise aprofundada das mudanças que estão redefinindo as relações de trabalho. O livro aborda as revoluções históricas que moldaram o mundo do trabalho até a atual revolução, altamente tecnológica.
Entretanto, à medida que a tecnologia avança, o trabalho humano enfrenta novos desafios, uma vez que, ao mesmo tempo em que surgem desempregos estruturais, não existe mão de obra qualificada para preencher os novos postos de trabalho. Os efeitos dessa transformação são abordados, destacando a necessidade de adaptação às novas competências por parte dos profissionais para que seja possível o equilíbrio entre tecnologia, eficiência e valorização do trabalho.
A solução proposta pela autora envolve a qualificação contínua dos trabalhadores e a democratização do acesso à tecnologia. Para tanto, são necessárias ações conjuntas entre a iniciativa privada e o Estado, pois a manutenção do trabalho e a maximização de resultados econômicos e sociais são de interesse de todos e responsabilidade conjunta.
A preservação do trabalho humano e da dignidade é vista como uma prioridade essencial, refletindo os valores sociais e os princípios constitucionais.
"Trabalho Humano na perspectiva da Indústria 4.0" oferece uma visão abrangente e soluções pragmáticas para enfrentar os desafios da atual revolução tecnológica, garantindo que, por meio do trabalho, as pessoas continuem a realizar seus direitos sociais