Sempre que uma pessoa (ou empresa) usa os meios eletrônicos conectados a Internet para solucionar algum problema está colocando uma transformação digital em funcionamento, o que inclui estar nas redes sociais, usar aplicativos, valer-se da inteligência artificial, da automação, da Internet das Coisas etc.
As transformações digitais alteraram significativamente o mercado de trabalho, fazendo desaparecer muitos empregos para os seres humanos...
Por isso, o perfil do profissional mais cobiçado atualmente é de alguém que tem facilidade para se adaptar e esteja qualificado para atuar no cenário digital.
É esse o profissional que não terá muita dificuldade para manter sua trabalhabilidade/empregabilidade.
Trabalhabilidade é quando uma pessoa se preocupa com o trabalho que ela pode desenvolver e o veja como algo além do emprego.
A trabalhabilidade está num patamar superior ao da empregabilidade, na qual o que se busca mais é uma ocupação bem remunerada no decorrer da sua carreira profissional.
As tendências são que no futuro para ter trabalho as pessoas deverão usar cada vez mais a sua imaginação, a criatividade e a flexibilidade, no sentido de se adaptarem prontamente as transformações digitais.
Além disso, precisam ser cada vez mais ágeis e não pararem de se aperfeiçoar nunca.
A maioria das pessoas não gosta de mudanças, mas ou elas agora se adaptam às mesmas ou serão deixadas para trás.
Para que isso não aconteça é vital que cada ser humano use da melhor forma possível as sua inteligência, para se adaptar às mudanças e tirar proveito delas.
Quem não fizer isso será atropelado por elas e aí... já era!!!