A obra "Território e Educação: Sujeitos do Campo da Microrregião de Pará de Minas" é resultado da leitura de mundo da autora a partir de suas vivências na Educação do Campo na microrregião de Pará de Minas no Estado de Minas Gerais/Brasil.
A obra nos convida, com sensibilidade de uma historiadora e educadora humanista, a compreender que os processos educativos acontecem para além dos muros da escola, mas por meio do território, do trabalho, da luta pela terra, pelas ausências e pelas resistências que a vida cotidiana exige dos cidadãos e cidadãs do campo.
Ao iluminar aspectos das comunidades do campo da microrregião de Pará de Minas, Lóren Graziela Carneiro Lima nos provoca a reconhecer esses sujeitos ? trabalhadoras e trabalhadores com suas biografias atravessadas pelas relações imbricadas no território, nas suas relações com a escola, com a economia local, com os latifundiários e com a vida cotidiana.
A leitura da obra "Território e Educação: Sujeitos do Campo da Microrregião de Pará de Minas" nos leva à compreensão do grande desafio da Educação do Campo no Brasil a partir dos enfrentamentos da microrregião de Pará de Minas.
Como pesquisadora e educadora, Lóren Graziela Carneiro Lima disserta a favor da transformação social, leva a liberdade e emancipação política a lugares onde esse sonho não aconteceria por si só, tal como nos ensinou Paulo Freire: "Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda".