Terra Fria dos Ancestrais conduz o leitor a uma jornada intelectual fascinante sobre como ciclos geológicos e climáticos repetitivos do planeta afetaram as civilizações e determinaram qual espécie humana predominasse em relação às demais, condicionando inclusive o seu patrimônio genético e sua evolução.
Identifica o momento atual dentro desses ciclos, a fase final de um intervalo interglacial quente, oferecendo uma perspectiva das transformações e dos destinos da civilização no futuro profundo. Embasada em dados históricos e científicos complexos, mas expostos de forma simples, a obra demonstra como ocorrem essas transições e aponta o próximo grande ciclo em que a Terra ingressará.
Analisa o período mais profundo da última era glacial, entre 20 mil e 10 mil anos atrás, e os eventos cataclísmicos globais ocorridos durante a súbita transição para o período climático atual, muito mais quente.
Especula como esses eventos deixaram suas marcas na cultura das civilizações que floresceram depois dessa transição, com histórias e lendas que persistem até hoje e que, provavelmente, têm sua origem mais profunda ancorada na memória ancestral daqueles eventos cataclísmicos.