"Este livro foi desenvolvido por pesquisadores do Núcleo de Estudos Aplicados ao Comportamento (NEAC), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) e ao Programa de Pós-Graduação em Segurança Pública (PPGSP), ambos da Universidade Federal do Pará (UFPA). No NEAC investiga-se, entre outros enfoques, conceitos aplicados ao campo da educação, psicologia e segurança pública, a partir da Teoria Social Cognitiva - TSC, de Albert Bandura (1986).
A presente obra apresenta discussões sobre saúde e bem-estar profissional, tanto no campo educacional quanto da segurança pública, a partir da TSC. Por se tratar de uma teoria ampla, constituída por diferentes construtos, ressalta-se que esta publicação dá ênfase apenas a alguns desses aspectos teóricos para compreensão da saúde no ambiente ocupacional, tais como os da autoeficácia e da autorregulação.
Almeja-se que as reflexões apresentadas neste livro possam contribuir para a ampliação das discussões e análises sobre saúde ocupacional em diferentes contextos, que fomentem a formulação de novos estudos e propostas interventivas, com base na perspectiva social cognitiva, uma vez que esta tem se mostrado uma possibilidade explicativa para o comportamento humano."