Em Teoria Geral do Esquecimento – obra-prima do angolano José Eduardo Agualusa e agora publicada pelo selo Tusquets –, um mergulho profundo na alma humana, quando as memórias florescem mesmo na terra árida do esquecimento. Agualusa tece magistralmente a trama repleta de conexões, revelando a poesia que se esconde na solidão e nos encontros e desencontros da vida.
Durante um período turbulento da história de Angola, a portuguesa Ludovica Fernandes Mano ergue uma barreira entre seu apartamento e o mundo. Na companhia de seu cão Fantasma e em meio a sombras de outros tempos, Ludo e sua trajetória se apresentam ao leitor rodeadas por outras narrativas aparentemente desconexas, que logo se materializam em personagens diversos, habitantes de um país entre a guerra e a reconstrução.
Romance que recebeu o prestigioso prêmio literário Fernando Namora em 2013, foi finalista do Man Booker International em 2016 e venceu o International Dublin Literary Award em 2017.
"Baseado em uma história real, o belo e abrangente romance do autor angolano José Eduardo Agualusa trata de uma mulher portuguesa que se enclausura em seu apartamento em Luanda, Angola, pouco antes da independência do país em 1975. (...) O livro vai muito além de seu cenário político, no entanto. Quando Agualusa descreve um trauma no passado de Ludovica, ele sugere paralelos entre sua agorafobia e a colonização de Angola por Portugal. Na independência de Angola e no fim da guerra civil, vemos a esperança para Ludovica, tanto libertando-a de suas memórias traumáticas quanto de seu medo dos outros." – The Guardian