Grito de alerta e súplica são palavras indispensáveis para definir este livro. O grande e inexplicável aumento de casos de atraso no neurodesenvolvimento, principalmente do transtorno do espectro autista (TEA), que vem ocorrendo no mundo todo, tem deixado especialistas e pais absolutamente sem chão. O TEA saiu de uma incidência de 1 em cada 2500 crianças em 1970 para assustadores 1 em cada 36 crianças atualmente.
Trata-se de uma condição ainda considerada impossível de reverter por completo e, até bem pouco tempo, impossível de prevenir, e que vem sendo encarada como uma fatalidade, algo com o qual as famílias têm que se conformar, restando a esperança de que um diagnóstico precoce e a competência dos terapeutas consigam proporcionar um futuro independente e feliz. Não precisa ser assim!
Usando argumentos sempre baseados em informações científicas e trabalhos de excelente nível de evidência, o autor afirma que é possível prevenir os atrasos do neurodesenvolvimento, não apenas o TEA, mas também o atraso da fala e da linguagem e o transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e pede aos pais que tomem atitudes que protejam o desenvolvimento cerebral de seus filhos, explicando de forma clara quais são essas atitudes.