Uma obra essencial para todos os interessados em filosofia e teologia
Por séculos, a teologia natural tem sido tema de debate entre teólogos e filósofos cristãos. Neste livro, importantes estudiosos apresentam ao leitor cinco perspectivas sobre o assunto. São eles: Charles Taliaferro, que argumenta a favor da visão contemporânea da teologia natural; Andrew Pinsent, que apresenta a vertente católica, ancorada em Tomás de Aquino; Alister McGrath, defensor de uma perspectiva clássica do tema; Paul K. Moser, professor de filosofia crítico da teologia natural; e, por fim, John C. McDowell, que subscreve a visão barthiniana do debate.
Os autores desenvolvem abordagens construtivas a partir dessas cinco perspectivas principais, atualizando o leitor sobre os debates em torno da teologia natural. Em cada seção, o defensor da perspectiva em debate apresenta sua visão, que é seguida das respostas dos demais colaboradores e de uma resposta final do defensor. James Dew e Ronnie Campbell abrem e fecham a obra com uma introdução e uma conclusão úteis.
Oferecendo um modelo de pensamento crítico e de diálogo respeitoso, este volume traz uma abordagem equilibrada e irênica para um tema de debate contínuo. Estudantes de teologia, filósofos cristãos e leitores interessados no diálogo entre teologia e ciência valorizarão esta obra.
Com textos de: