Anne Rice é uma das escritoras de maior sucesso da literatura atual. Seus romances góticos são objeto de culto no mundo inteiro, principalmente as badaladas séries das Crônicas Vampirescas e das Histórias dos Bruxos Mayfair, a que Taltos dá continuidade.
Mais do que um livro, o que a autora pretende é apresentar um mundo particular. Se em A hora das bruxas, Rice apresentou a família Mayfair – uma dinastia oculta de Nova Orleans, que a cada geração tem um de seus membros designados para receber os poderes de uma entidade conhecida como Lasher, em Taltos, uma das Mayfair, Rowan, gera uma outra criatura. Anne Rice foi descobrir no folclore húngaro a figura do Taltos – um feiticeiro com poder de descobrir e combater bruxas. A autora expandiu esse conceito para criar seu próprio Taltos, um ser complexo que já nasce com habilidades de adultos.
É um antigo Taltos, chamado Ashlar, que revela os detalhes da linearidade e desta mitologia: os Taltos, perseguidos pelos celtas, buscaram abrigo entre uma tribo chamada os Pequenos (The Picts). Esta tribo britânica impressionou Anne Rice por ter controlado a Escócia durante séculos, desaparecendo depois completamente, deixando apenas alguns estranhos artefatos para provar a sua existência.