A realidade social em que vivemos é construída por inúmeros discursos, seja religioso, político ou econômico, por exemplo. Muitos deles, além de incorporados, foram naturalizados no cotidiano das pessoas. Por isso, é importante reconhecer e interpretar as mensagens presentes em cada um deles.
A presente pesquisa se debruça no discurso que faz parte do cotidiano das pessoas, atualmente em vários países, mas que não é tão valorizado por fazer parte da narrativa de um personagem considerado infantil, com um gênero diferente do texto acadêmico, mas que possui grande penetração social, fazendo parte da memória afetiva de milhões de pessoas, entre crianças e adultos.
Foi na adolescência que descobri as revistas do meu objeto de estudo no mestrado, Superman. Para mim, já era um personagem conhecido através de filmes, desenhos animados e brinquedos, mas o texto presente nas revistas é diferente. Foi por causa dessa surpresa que comecei a colecionar e pesquisar o Homem de Aço.
Para começar, é importante reconhecer Superman como o primeiro super-herói do universo fantástico das histórias em quadrinhos e que possui inúmeras narrativas publicadas em mais de 80 anos. Diante disso, a proposta é utilizar a Teoria Social do Discurso, presente na ACD, para construir uma interpretação crítica desse personagem fictício, a partir de um recorte de 10 histórias selecionadas pelo autor.
Dessa forma, Superman pode surpreender muitos leitores!