Uma oferta inesperada ameaça o laço entre Qui-Gon Jinn e Obi-Wan Kenobi, nesta aventura ambientada antes dos eventos do filme Star Wars: Episódio I – A ameaça fantasma
Um Jedi deve ser um guerreiro destemido, um guardião da justiça e um estudioso nos caminhos da Força. Mas talvez o dever mais essencial de um Jedi seja transmitir o que aprendeu. Mestre Yoda treinou Dookan; Dookan treinou Qui-Gon Jinn; e agora Qui-Gon tem seu próprio Padawan.
Ainda que Qui-Gon tenha enfrentado toda sorte de ameaças e perigos como um Jedi, nada o assusta mais do que a ideia de falhar com seu aprendiz. Obi-Wan Kenobi tem um respeito profundo por seu mestre, mas acha difícil entendê-lo e acredita que tenha falhado com ele.
Quando o Jedi Rael Averross, outro antigo aluno de Dookan, solicita a ajuda dos dois para resolver uma crise política, Jinn e Kenobi viajam para a corte de Pijal no que pode ser a última missão dos dois como dupla. O que deveria ser uma tarefa simples logo se torna algo repleto de enganação, e visões de um desastre violento tomam a mente de Qui-Gon. Conforme a fé do Mestre nas antigas profecias cresce, a confiança que seu Padawan deposita nele é testada, ao mesmo tempo que emerge uma ameaça que exigirá que os dois se unam como nunca ou se separem para sempre.