"Sociedade Tecnológica: Natureza, Modernidade e os Anos de 2020" é uma obra que, como o voo panorâmico de um tuiuiú, oferece uma leitura interdisciplinar e abrangente dos desafios contemporâneos. Partindo da relação não-antagônica entre Natureza e Tecnologia, o livro sobrevoa os múltiplos panoramas de nosso tempo, explorando suas perdas, tensões, inovações e potenciais imaginários.
Densamente analítico e ao mesmo tempo poético, é no diálogo destes dois eixos não-antagônicos que questões como democracia e arte contemporânea, cultura digital, também se manifestam, com o fio condutor comum da crítica à modernidade, através de autores tradicionais dos campos da crítica de cada uma dessas áreas, até autores da atualidade destas discussões teóricas e práticas do mundo pós-pandêmico. A obra traz contextos contemporâneos como o cenário geopolítico entre 2020 e 2024, direitos humanos e ecológicos, ecossistemas digitais incluindo as problemáticas como Fake News e atos antidemocráticos, desenvolvimentos tecnológicos históricos até as resiliências culturais brasileiras como o Pop Queer – Parte da cultura contemporânea da comunidade LGBT+ no meio híbrido digital - material.
Este é o primeiro livro teórico de Vannie A. P. da Gama, autor, artista e pesquisador não-binário brasileiro, sendo uma versão revisada da dissertação homônima defendida em 2024 na Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp, em Limeira, São Paulo."