O livro Socialização e projetos dos jovens Agricultores do Recôncavo da Bahia busca dialogar sobre as formas de socialização, o modo de vida dos jovens agricultores familiares e como estes tecem seus projetos juvenis de escolarização, profissionalização e de vida. Tomando como ponto de partida as particularidades existentes nos projetos de escolarização, profissionais e de vida das moças e rapazes do campo, de acordo com as faixas etárias.
Não é simples a empreitada explorada pela autora. Ela se propõe a explicar como esses jovens interagem na sociedade e como o modo de vida deles influencia em suas escolhas e projetos, e como ocorre a sua interação com a família e o trabalho.
Relacionar os temas agricultura familiar e juventude é importante na medida em que pode contribuir para o entendimento da reprodução social da agricultura familiar.
O livro oferece um amplo quadro das discussões sobre juventudes e sobre a socialização dos jovens agricultores familiares do Recôncavo da Bahia, e é destinado a todas as pessoas do campo de estudo e pesquisa relacionados à reprodução social da agricultura familiar, da juventude rural.