Em 'Sobre Viver', Paula Mendes narra sua trajetória de menina tímida a adolescente rebelde, sua formação em Medicina e especializações, passando por momentos angustiantes de adoecimento que vieram a trazer sua sublimação e construção de novas metas de vida.
Tudo isso regado a uma montanha russa de emoções, como a de desistência da dança, relacionamento com pais e avós, relacionamentos amorosos e uma descrição das amarras psicológicas que ainda a impedem de seguir adiante.
Nesta obra, procura levar a cabo uma catarse que, "sob a ótica da psicanálise, é o experimentar da liberdade em relação a alguma situação opressora, tanto as psicológicas quanto as cotidianas, através de uma resolução que se apresente de forma eficaz o suficiente para que tal ocorra."
Esta resolução e liberdade responsável é o que a autora busca, a fim de "cumprir os altos fins de sua existência", como diriam os homeopatas.
Muito mais do que sobreviver, Paula tenta lidar com as nuances e surpresas da vida de uma forma leve e plena, e nos escreve Sobre Viver.