Os sistemas de gestão da qualidade em conformidade com a norma ISO9001 vêm crescendo ano após ano, já ultrapassaram o número total de 1 milhão de certificações e estão disseminados por organizações de, pelo menos, 190 países; o número de certificações dos sistemas de gestão ambiental (ISO 14001) e de segurança e saúde ocupacional (ISO 45001) também aumenta a taxas expressivas.
O sucesso dessa abordagem levou diversas organizações a implantar mais de um sistema simultaneamente, buscando a integração deles, para evitar a redundância de elementos comuns e elevar a eficácia de sua aplicação. Surge, então, o conceito de sistema de gestão integrado, foco deste livro.
O movimento ESG – Environmental, Social, Governance (em português: ASG – Ambiental, Social, Governança) no qual as empresas são estimuladas, pelo mercado financeiro, a implementar princípios ambientais, sociais e de governança em seus processos reforça a importância do sistema integrado, por sua capacidade de demonstrar consistência e eficácia na gestão.
Este trabalho de três especialistas, finalista do Prêmio Jabuti 2009, valendo-se de um aparato teórico essencial e ilustrado por exemplos deaplicações práticas, mostra claramente como se faz isso da melhor forma, com ganho para todos. É desses livros para se ter à mão e consultar sempre, antes de qualquer decisão relativa à implantação ou melhoria desses sistemas.
O envolvimento do Senac São Paulo com o tema aqui abordado é total, na medida em que cada um dos itens em pauta – organizações, qualidade, meio ambiente, saúde, segurança, trabalho e responsabilidade social – são capítulos de sua competência.