O termo síndrome do imperador tornou-se popular pelos profissionais da área da saúde, principalmente por psicólogos, pedagogos e pediatras, para elucidar os comportamentos de mando, birras e agressividade de algumas crianças, que submetem os pais aos seus caprichos, tornando-se verdadeiros "imperadores mirins".
Mas, o que de fato está acontecendo com as crianças para se comportarem de maneira autoritária, mandona e desrespeitosa com os pais e professores?
Esta é a pergunta que Lilian Zolet se propõe a responder, mostrando sugestões de caminhos que podem ser trilhados pelos pais e educadores, através das vivências da autora na clínica psicológica, o qual atendeu uma centena de crianças e famílias. A abordagem adotada é a Terapia Cognitivo-Comportamental e a Psicologia Positiva. O livro foi escrito em linguagem acessível, possibilitando tanto aos especialistas quanto aos leigos desfrutarem das técnicas educativas. A autora evidencia, por meio de diversas casuísticas, formas práticas de educar as crianças e acima de tudo traz técnicas e exercícios simples para os pais identificarem e solucionarem os possíveis travões que os impedem de ter e manter uma comunicação afetiva e assertiva com seu filho. Leitura imprescindível para pais e educadores.