Serviços ecossistêmicos e planejamento urbano reúne conceitos e discussões que demonstram como a valoração dos ativos naturais pode fomentar o desenvolvimento sustentável e a resiliência das cidades.
Ecossistemas e recursos naturais podem ser pensados como ativos ambientais que proveem os seres humanos com um fluxo de serviços que, direta ou indiretamente, contribuem para seu bem-estar.
A perda e a degradação desses ativos pode comprometer a capacidade de os ecossistemas se recomporem e entregarem os serviços ecossistêmicos necessários, gerando custos para lidar com as consequências dessa falta (perda da qualidade do ar, redução na disponibilidade de água, erosão etc.) e para desenvolver alternativa aos ativos perdidos.
Por suas características de uso e ocupação do solo, incluindo, entre outras particularidades, altas taxas de impermeabilização e poucas ou inexistentes áreas destinadas à agricultura, as cidades são altamente dependentes dos serviços ecossistêmicos produzidos em outras áreas.
O livro conceitua e identifica os serviços ecossistêmicos e avalia como a ampliação do enfoque do planejamento urbano, para englobar também as regiões produtoras de serviços ecossistêmicos, pode impactar positivamente a sustentabilidade e a resiliência dos assentamentos humanos.
Adicionalmente, são discutidos mecanismos de Adaptação baseada em Ecossistemas, que podem ser utilizados para garantir sua continuidade e capacidade de recuperação do capital natural.
Como forma de demonstrar a aplicabilidade do conteúdo apresentado, a obra é finalizada com uma análise-exemplo, abarcando os impactos de uma grande obra de infraestrutura, o Arco Metropolitano do Rio de Janeiro, sobre as áreas produtoras de serviços ecossistêmicos em sua área de influência.
Ao situar o capital natural na escala das cidades, palco da vida diária dos humanos, Serviços ecossistêmicos e planejamento urbano aproxima o tema das mudanças climáticas do cotidiano do leitor, em linguagem acessível e estimulante, e o envolve num debate fundamental para a sobrevivência do planeta.