O primeiro volume da coletânea "Serviço Social: pesquisas sobre demandas fundamentais" apresenta um conjunto de trabalhos que tematizam o processo de constituição e do desenvolvimento das políticas sociais no Brasil. As discussões pautadas nessa obra evidenciam a relação entre o capital e o trabalho, suas configurações e a demanda por políticas sociais específicas.
Os capítulos oferecem um conjunto de reflexões que buscam contribuir para a sistematização de saberes e um olhar crítico diante da prática profissional. Os autores buscaram transitar e apresentar a complexidade que permeia as políticas de Assistência Social, a política voltada à População Idosa, bem como em face da política de Atendimento Socioeducativo.
Muitos são os desafios ante a consolidação e efetivação das políticas sociais no Brasil. Aqui é apresentada uma imersão no universo de pesquisa, que traz reflexões diante das adversidades, em um cenário marcado por conflitos e disputas advindos da relação capital e trabalho perante as políticas sociais.