Este livro trata do tema "serviço social clínico", clássico da história do serviço social que remonta à gênese do serviço social de casos, criado por Mary Richmond na década de 1920, mas também um dos temas mais atuais e em pleno crescimento no Brasil e no mundo. No entanto, também é um tema desconhecido, mal divulgado e interpretado, além de polêmico no Brasil, com uma lacuna abissal no tocante a outras visões sobre o assunto.
De modo introdutório, porém abrangente e atualizado, são apresentadas, em forma de respostas, as maiores críticas sobre o serviço social clínico no Brasil. E, nestas respostas, são apresentados dados e informações inéditas sobre sua história, atual configuração e crescimento no mundo.
Contundente, honesto, claro, objetivo e apaixonante é a forma como o autor apresenta o tema. Ao final ainda faz propostas para o seu florescimento no Brasil. Uma obra única e inédita, fruto de experiência profissional e pesquisa científica madura e séria. Ótimo para estudantes, profissionais e pesquisadores em Serviço Social com a mente aberta e ávidos por atualização e aprofundamento científico, profissional e humano.