Charles Haddon Spurgeon, o "Príncipe dos pregadores", foi sem dúvida um dos maiores evangelistas do século 19. O legado de fé que ele deixou, seu entendimento e amor pelas Escrituras são claramente perceptíveis por meio de sua vida, suas obras e exemplo de serviço a Deus.
Spurgeon ministrava e cria na Palavra de Deus, a Palavra viva e eficaz capaz de transformar mente e coração. Poder desfrutar de suas abordagens bíblicas, tais como as que estão dispostas neste livro, é um verdadeiro presente e refrigério em uma época quando a Palavra de Deus está sendo reduzida a formatos superficiais. Assim, com maestria, ele consegue discorrer sobre a aplicabilidade da mensagem bíblica a partir de exemplos de personagens, buscando, com isso, levar o leitor a experimentar a eficácia dessa Palavra em sua vida pessoal.
Cada sermão desta coletânea foi reunido dentre os inúmeros sermões ministrados por Spurgeon, ao longo de seu ministério, para compor a proposta de Sermões sobre Mulheres da Bíblia — Antigo Testamento. Assim, o leitor perceberá que o número e as datas indicadas são diferenciados, uma vez que eles não foram planejados para seguir uma sequência.
Algo fascinante sobre estes Sermões sobre Mulheres da Bíblia — Antigo Testamento é a forma como Spurgeon busca aproximar seus ouvintes da experiência dessas mulheres com Deus. Ele as apresenta de forma singular ao mesmo tempo em que, por sua abordagem, inspira e desafia seu público à mesma postura que elas tiveram em Deus e para Ele.
Nesta edição em português, optou-se por indicar as referências bíblicas a fim de diferenciá-las dentre os diálogos e as inferências que Spurgeon faz ao longo de cada sermão. Os textos apresentam uma linguagem mais contemporânea, contudo as características históricas do texto original foram preservadas, bem como termos e lugares comuns à época do autor, tendo em vista também que são sermões ministrados em datas específicas. Outro aspecto importante desta edição é a inclusão de notas explicativas a fim de facilitar a compreensão contextual cada vez que Spurgeon fez referência à cultura geral, a livros cristãos e a pessoas que ajudaram a construir a história eclesiástica.
O leitor poderá constatar que, apesar de pregados há tanto tempo, estes sermões são para os dias atuais, pois abordam com propriedade a condição do homem sem Deus: perdido e sem salvação. Os apelos de Spurgeon a crentes e incrédulos são comoventes diante de uma sociedade que não vive em conformidade com as verdades e maravilhas da Palavra de Deus nem caminha em retidão pelas Suas veredas de justiça.
Spurgeon foi um homem notável, nos diversos papéis que exerceu, durante sua jornada deste lado da eternidade. Seu ministério testifica de sua intimidade com Deus e com as Escrituras. Ele vivenciou a graça em seus pormenores e, em sua dedicação ao Senhor, investiu tudo o que era e tinha em compartilhá-la com outros.
Seja você um dos abençoados por estas palavras, semeadas por Spurgeon, sob a inspiração Espírito Santo que também as regará em seu coração. Que Deus lhe proporcione o crescimento dela de cem por um em sua vida!