A Série Fé Reformada apresenta aos leitores as distinções da Teologia Reformada. Teologia Reformada para o gasto.
Este volume responde cinco questões: Jesus no Antigo Testamento? O que é conversão verdadeira? O que é o homem? O que é providência? O que é a Trindade?
No capítulo 1, Iain Duguid, sustenta que Cristo está presente em todo o Antigo Testamento – ele está presente em todas as páginas como tema central e enredo de todo o livro. Interpretado corretamente, todo o Antigo Testamento é sobre Jesus Cristo. Duguid aponta a perspectiva que o próprio Novo Testamento nos ensina a ter em relação ao Antigo Testamento, explora o que significa ver corretamente Cristo no Antigo Testamento e, por fim, examina algumas maneiras específicas nas quais o Antigo Testamento se concentra em Cristo e no seu ministério, bem como nos prepara para vê-los e entendê-los.
No capítulo 2, Stephen Smallman explica o significado da verdadeira conversão a Cristo. Ele escreve de maneira pessoal e com base em sua própria experiência, numa tentativa de incentivar você a pensar na sua. Smallman discuti a conversão explicando, a partir do texto bíblico, a obra das três pessoas da Santa Trindade. Seja você um novo convertido ou um cristão maduro, este capítulo será uma ajuda para refletir sobre o impressionante amor de Deus para conosco, não apenas pelo fato de ter enviado seu próprio Filho para a cruz para pagar pelos nossos pecados, mas ao enviar seu Espírito Santo para pacientemente nos conquistar. Apreciar a obra de Deus em nós não é apenas uma fonte de alegria, mas é crucial para a nossa capacidade de incentivar outros, incluindo nossos próprios filhos, na trajetória em direção à fé verdadeira em Jesus.
Em seguida, Troxel explora uma pergunta inquietante: "Quem sou eu?". Muitos terminam esta vida sem jamais encontrar a resposta. Acima dessas vozes está a verdade do Deus vivo, que não tem medo de formular perguntas desse tipo, nem está indisposto a fornecer respostas inestimáveis.
No capítulo 4, Derek W. H. Thomas examina a doutrina da providência de maneira bíblica e teológica, mostrando como ela aponta o cuidado de Deus com o mundo, tanto a sua supervisão de todos os acontecimentos e circunstâncias quanto a sua provisão para todas as nossas necessidades. É mais do que a capacidade de Deus de "ver" o futuro; é o seu cuidado ativo e determinado para assegurar que o que ele prometeu a nós realmente venha a acontecer.
O último capítulo trata da Trindade. Com frequência a natureza desafiadora da Trindade nos intriga – especialmente porque nenhuma passagem sozinha na Bíblia a explica. Os primeiros credos foram escritos para unir as crenças da igreja quanto à doutrina, mas ainda hoje as pessoas têm dificuldades para entendê-la. Este capítulo examina o ensinamento da Trindade em toda a Bíblia e ao longo da História, abordando como Deus é tanto Um quanto Trino, e segue definindo a Trindade e suas inferências na nossa prática cristã.