Neste livro, a história de Julie Carroll: brasileira de nascença e estadunidense de moradia, Julie passou, desde a infância, por grandes perdas e, durante toda a vida, diversos obstáculos se apresentaram na sua jornada.
Mas nada a deixou abalar-se, pois sempre deu um jeito de dar a volta por cima e superar todas as dificuldades e perdas que a vida lhe impunha.
A obra faz alusão ao ciclo de vida de uma planta, dividida em seis capítulos que acompanham a cronologia da vida da autora, principal personagem desta autobiografia, e a cada novo capítulo, uma nova fase e um novo ciclo.
No primeiro capítulo: a perda das raízes, a autora narra sua infância turbulenta e cheia de perdas que podiam ter definido todo o seu futuro, mas não o fizeram.
Durante a construção da narrativa, a plantinha, representando a vida da autora, vai se fortalecendo, crescendo e buscando novas raízes até se firmar em novo e bom solo, que é a chegada ao tempo presente da autora, seu futuro com sua família instaurada e sua vida profissional se expandindo.