Navegando no campo doutrinário, sabe-se que SENTENÇA é o ato decisório pelo qual o juiz extingue o processo, com ou sem resolução de mérito, acolhendo ou rejeitando os pedidos do autor da ação cível, criminal, tributária, trabalhista etc.
A presente obra se reveste de praticidade. O leitor, na proporção em que vai conhecendo os vários tipos de litígios entre as partes, sob o contexto de fatos realmente vividos no dia a dia, vai ocupando a mente ao analisar a melhor forma de solucionar cada conflito apresentado.
Por outro lado, o leitor, como bom candidato a ingressar na magistratura ou noutros cargos jurídicos, termina por se envolver no contexto dos fundamentos e da técnica de elaboração da sentença cível. Lembrando ainda que, em cada conflito decidido, o leitor confirma que não se trata apenas de casos concretos para treinar a elaboração de sentenças, mas vez ou outra se depara com conhecimentos, aplicação e uma visão doutrinária e/ou jurisprudencial dos termos correlatos.
Em suma, caro leitor, você adquire esta obra e fica convidado a fazer, na companhia do juiz-autor, 100 (cem) longas jornadas entre a fundamentação e a dispositiva da sentença.