No processo de adoção do Scrum podem ocorrer dificuldades por conta de fatores ambientais, ativos de processos e recursos humanos. Existem diferentes formas de operacionalizar a mudança necessária para o mindset ágil e devem ser considerados os atores envolvidos, seus respectivos papéis e o nível de maturidade da organização.
Um ponto central nesse tipo de cenário é controlar o que se faz para que se possa medir e consequentemente tomar as ações necessárias para que a melhoria contínua no processo possa ser viabilizada.
Neste livro o autor apresenta o resultado de sua experiência na coordenação de equipes na implantação do framework Scrum utilizando o Team Foundation Server (TFS) em empresas de diversos ramos. A utilização dessa ferramenta colabora para o sucesso da implantação do Scrum.
O TFS promove aumento de produtividade e qualidade, além de otimizar o desenvolvimento, melhorando a comunicação entre a equipe. Com ele é possível gerar gráficos e dashboards para melhor acompanhamento e controle do andamento de qualquer projeto de desenvolvimento de software, seja de pequeno, médio ou grande porte.