O presente trabalho é uma continuação do tema abordado no estudo anterior intitulado "Mascates e Sacoleiros - Empreendedores que Construíram uma Região - Rua 25 de Março Desde 1865 Fazendo História". Tem como objetivo analisar as contribuições bem como o desenvolvimento e ocupação do espaço urbano de uma categoria ocupacional, conhecida como Sacoleiro.
Essa categoria, antes chamada de Mascates, participou ativamente na criação, construção e desenvolvimento de uma região que se tornou representativa e tão grande quanto a grande metrópole, que é a Região da Rua 25 de Março em São Paulo - Brasil.
Constatam-se práticas e ações que resultaram na apresentação de alternativas criadas à margem das dificuldades estruturais de uma etnia de "árabes", que foi expulsa do seu território de origem e buscou um lugar para viver em paz com seus familiares, que na sua origem, era uma região de beira de rio, sem importância nem prioritária nas ações públicas.
Assim, busca-se analisar os grupos sociais frequentadores da região do estudo, com base na evolução histórica do lugar, além de uma análise segundo os conceitos de globalização, de economia informal, de espaço e do lugar onde geograficamente ocorrem as interações sociais. Analisa, ainda, as características desses atores sociais que fazem girar a economia informal e que na busca por espaço, criaram um lugar de referência social urbana, construindo uma identidade e que ficou mundialmente conhecido como O Lugar dos Sacoleiros.