A Dança do Ventre é comumente apresentada como uma prática antiga e envolta em uma mística, descrita como rituais femininos de celebração da prosperidade e devoção às divindades. Ao longo do tempo, a dança passou por transformações que parecem que a descontextualizaram de seus significados, revestindo-a de interpretações sexualizadas e distantes de sua ideia ritualística e sagrada.
Este livro mergulha nas expressividades da Dança do Ventre, buscando compreender como atravessamentos da cultura, da religião, de gênero e econômicos moldaram a forma como ela é percebida hoje.
Por meio de relatos de bailarinas, análises simbólicas e observações diretas, esse compilado se propõe a uma reflexão instigante sobre temas como a conexão e competição entre mulheres, a objetificação do corpo feminino, a transição entre o ritual e o espetáculo, e a relação da dança com a celebração e o sagrado.
Mais do que uma análise crítica, este é um convite para explorar os significados ocultos e as histórias esquecidas de uma arte que transcende movimentos. Uma jornada de encontros e transformação, que nos aproxima de compreender a Dança do Ventre como um símbolo de resistência, conexão e espiritualidade.