Rio das Pedras é um romance que se inicia quando uma família que mora na cidade é convidada por seus parentes do interior para passar uns dias na fazenda. O objetivo do convite era desvendar um suposto roubo de terras que havia acontecido com a família no passado. Na viagem até a fazenda, uma árvore caiu devido a chuva e aos fortes ventos, bloqueando a estrada.
Durante o tempo em que ficaram parados até que a pista fosse liberada, o filho mais velho da família conheceu uma garota e se apaixonou por ela. Ela também gostou dele. Apesar de não terem conversado, pois o pai dela estava junto e parecia bravo, assim mesmo eles trocaram acenos e um beijo de longe.
Quando a pista foi enfim liberada, o garoto ficou ansioso, pois não conseguiu descobrir o endereço e o telefone da garota, muito menos seu nome. A única coisa que conseguira ouvir fora o pai dela chamá-la de "Princesa". Quando chegaram na fazenda, ele descobriu que a garota era filha do melhor amigo de infância de seu pai e que o avô dela era quem havia roubado as terras que pertenceram a seu bisavô – terras essas nas quais a garota morava com seus pais.Esta era a maior razão de ele estar ali com sua família na fazenda de seu avô: para que seu pai ajudasse a reaver as terras de volta.
Ele, de tão apaixonado que estava, foi até onde ela morava para conhecê-la melhor. Eles começaram a namorar, mas agora ele torce para que sua família converse com o pai da garota e chegue a um acordo da melhor forma possível para que seu namoro não seja prejudicado.