Crer que existem pessoas que conseguem ir além dos cinco sentidos humanos, que é possível fazer regressão (e até voltar a vidas passadas), levitar e ter experiências fora do corpo isso apenas para citar alguns dos fenômenos parapsicológicos - parece um tanto quanto impossível à primeira vista, especialmente para aqueles que são mais céticos, que só acreditam naquilo que a ciência, através dos métodos científicos conhecidos, consegue provar.
Mas, dando crédito ou não a estes fenômenos, o fato é que, vez ou outra, tomamos contato com eles (seja pessoalmente ou por relatos de terceiros) e deparamo-nos com uma realidade que não conseguimos explicar, ou pior, tentamos fechar o assunto pensando, simplesmente, que essas manifestações são frutos da imaginação das pessoas. Em parte, isso até pode ser verdade, mas houve quem fosse além, quem procurasse saber o que havia por trás dos eventos ditos “fantásticos”.
Em busca dessas explicações mais científicas, surgiu a parapsicologia, uma área de estudos que se propõe a pesquisar, sistematizar e analisar os fenômenos paranormais. Neste terreno, muita coisa ainda está em andamento e poucas conclusões foram tiradas. Especialistas têm opiniões divergentes e o debate dos pontos de vista está sempre na pauta do dia. Por isso, longe de esgotar o tema, esta edição de Conhecer Fantástico convida você a adentrar os caminhos da parapsicologia e ficar sabendo um pouco mais sobre o assunto. Mesmo que você não acredite, conhecer algo é sempre muito enriquecedor para qualquer ser humano. Então, confira, a partir da próxima página, o belo trabalho das redatoras Fernanda Sciascio e Patrícia Ribeiro, que não mediram esforços para buscar informações consistentes e que pudessem contribuir para o debate sobre o assunto.